segunda-feira, 30 de abril de 2012

Latim Forense

Expressões em latim mais utilizadas no cotidiano jurídico

· Os termos entre parênteses são sinônimos, explicações adicionais, complementos da palavra, expressão ou informações subentendidas; 

· As expressões colocadas entre aspas são referentes a brocardos jurídicos ou princípios do Direito, ou seja, são utilizadas no cotidiano acadêmico e jurídico.

(*) Você sabia?

→ que as palavras derivadas de ius (direito) podem ser grafadas com a letra inicial i ou j (ius ou jus; iuris ou júris; iura ou jura; iudicate ou judicate e etc.). Todas as formas estão corretas e são aceitas no cotidiano acadêmico e/ou jurídico. 

Para o estudo mais aprofundado ou completo sobre tema, indicamos abaixo link que dará acesso gratuito a leitura ou download de vasto material relacionado ao assunto:


EXPRESSÕES EM LATIM MAIS UTILIZADAS NO COTIDIANO JURÍDICO

A
A contrario sensu = pela razão contrária, em sentido contrário
A posteriori = posteriormente
A priori = antecipadamente

sábado, 21 de abril de 2012

Carteira de Estagiário da OAB

 Projeto Lei antecipa para o 3º semestre estágio profissional de advocacia

(Clique aqui e acesse a postagem sobre a tramitação atual do Projeto de Lei 1189/07 - Antecipação Estágio em Direito)

O Projeto Lei 1189/07 de autoria do deputado Felipe Maia DEM/RN que está aguardando designação do relator na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados Federais, antecipa para os estudantes do curso de Direito do terceiro semestre o início de estágio profissional de advocacia. O projeto torna viável aos estudantes a inscrição no processo de aquisição da carteirinha de estagiário da OAB a partir do 2º ano acadêmico, proporcionando um contato prático mais cedo do que a atual redação vigente. O que para alguns será apenas uma prévia da sonhada carteira da OAB, para outros será uma ótima condição e oportunidade de melhores estágios, com desenvolvimento e aperfeiçoamento prático da teoria aplicada em sala de aula e/ou com a leitura doutrinária.